Em primeiro lugar saiba que a alface é uma hortaliça que para o seu melhor desenvolvimento em campo é preciso que sejam formadas as mudas. Essas mudas podem ser feitas com o auxílio de bandejas de isopor que são compradas em casas do ramo agropecuário. Também podem ser formadas em copinhos plásticos descartáveis ou copinhos artesanais feitos com jornais, o importante é ter o recipiente adequado para se plantar as sementes de alface.
Com os recipientes em mãos preencha-os com substrato adequado de sua escolha. O substrato pode ser comprado ou produzido em sua casa, mas é importante que você saiba que o bom substrato é aquele que não dissemine patógenos que possam comprometer as mudas. A vantagem de comprar um substrato pronto é exatamente porque é rigorosamente esterilizado e isso é muito importante.
Estando todos os recipientes preenchidos com o substrato, com a ponta do dedo indicador faça furos no centro dos recipientes numa profundidade de 1 cm, caso passar 0,5 cm a mais não há problemas, verifique após a germinação os resultados. Em seguida faça o semeio com 2 a 3 sementes por recipiente, após terminar a semeadura cubra com uma fina camada de substrato e faça uma rega cuidadosa para que as sementes não caiam do recipiente. Regas exageradas afundam as sementes e isso pode dificultar a germinação, além de poder propagar doenças.
As regas devem ser repetidas por duas vezes ao dia, nos períodos da manhã e tarde, preferencialmente nas horas mais frescas. Deve-se tomar o cuidado com excessos de água e os recipientes devem ficar em local com temperatura ideal para germinação, portanto leia atentamente o rótulo das sementes de sua escolha.
Em torno de 30 dias já estarão com 4 ou 6 folhinhas e com tamanho ideal para transplantá-las para o local definitivo. Podem ser transplantadas para canteiros em um quintal, vasos, jardineiras, baldes, bacias, latas e vários outros recipientes que devem estar devidamente preparados com terra adubada para recebê-las.
Muitas pessoas não sabem como plantar sementes de alface, no entanto, o transplante para o local definitivo também é muito importante e deve ser feito cuidadosamente para não desfazer o torrão que envolve suas raízes. Então, para retirar as mudas com o torrão inteiro dos recipientes faça uma rega antes do transplante. Para transplantá-las basta fazer uma covinha nos canteiros com uma profundidade capaz de envolver toda a raiz, em seguida basta chegar terra em sua volta e fazer uma leve pressão para firmá-la no local. Faça essa tarefa no período da tarde, com isso evita-se o forte calor do dia que pode dificultar a adaptação das mudas nos canteiros. Ao terminar faça uma rega e repita duas vezes ao dia de manhã e a tarde até atingirem o ponto para colheita, mas cuide para evitar excesso de água.